![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPzdCe7_fGJdDacppdoovyHhiyWT1iMvwOLNlRaKDWAe4LoRFnQKvwg6-73IKBZT2shtseDQEeM7vYMJA51rosRp5uV1Rus76puuHON4VyNPn7h2x_a5ZPsZbA1r2aHxUEVNR5-pxdnt8/s320/solidao01.jpg)
“Elias teve medo e fugiu para salvar sua vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo (Eliseu) e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: 'Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que meus antepassados.'” 1 Reis 19.3,4 (NVI)
Provavelmente você já conhece esta história do grande profeta de Deus, Elias. Realizou milagres maravilhosos pelo nome do Senhor, mas quando foi confrontado por Jezabel, teve medo e fugiu para o deserto (leia os capítulos 18 e 19).
No trecho acima vemos uma situação triste na vida de Elias em que pede a morte. Chegou a pensar que havia vivido tudo o que o Senhor tinha para ele. Entrou em depressão (apesar de a Bíblia não citar esta palavra, Elias experimentou todos os sintomas de quem sofre desta doença).
Um dos motivos desta situação terrível encontra-se no versículo 3: “Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto.” Elias estava exausto, teve medo e foi para o deserto. Enfrentou dificuldades terríveis, sentimentos desagradáveis e sozinho. Não quis a companhia de seu servo amigo.
Quantas vezes nos amedrontamos diante de situações que fogem ao nosso controle e nos isolamos de tudo e todos.
Esta não é a melhor saída. Tenho certeza que se Eliseu estivesse ao lado de Elias, com certeza a história seria diferente. Ele o teria levantado com palavras motivadoras, o lembraria dos feitos notáveis realizados pelo Senhor através dele. Teria a visão correta da situação e do seu futuro com o Senhor.
Elias pediu a morte porque estava só. Sem apoio e sem visão de futuro quase sucumbiu. Mas o Senhor foi misericordioso, como sempre.
Não passe sozinho nesta. Compartilhe suas necessidades com pessoas espirituais e maduras para que possam ajudar você. Não carregue tudo isso só. Divida suas cargas com quem está disposto a ajudar você. Com certeza passará com um novo ânimo diante das adversidades da vida e sentirá o Senhor agindo por meio das pessoas que Ele colocar em seu caminho.
Jesus ama você e por isso está preocupado em mudar seus sentimentos errados com relação a este problema.
2 comentários:
Ué! Eu nem sabia que vc tinha blog!!
"Melhor serem dois do que um (...) ". O estar sozinho, às vezes é necessário, para a oração e reflexão. Entretanto, como projeto de vida ou como aprofundamento da depressão, sem dúvida não é melhor caminho. Na depressão é melhor ter a companhia de alguém ao lado mesmo que não fale nada. Elias estava fugindo se achando o único. Diferente de Davi que na fuga encontrou companheiros na caverna de Adulão e formou uma comunidade. Quando se cai e bom ter alguém do lado para ajudar levantar.
Postar um comentário