"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" Filipenses 4.4 (NVI)
Paulo estava falando a seus amados irmãos em Filipo sobre a alegria no Senhor. Ele enfatizou bem isto a eles.
O interessante é que Paulo fala da alegria como se fosse um comportamento e não um sentimento, como costumamos pensar. Será que é isso mesmo? A resposta é SIM!
Vejamos alguns exemplos:
Jesus, no sermão ministrado no monte, disse para que nos alegrássemos ao sofrermos perseguição e calúnia em Seu nome porque seríamos recompensados (Mt 5.10-12). Alguma vez você já foi insultado, perseguido e caluniado? Eu já! Várias vezes. E confesso que o sentimento gerado em meu coração é de revolta e auto-defesa.
Outro exemplo é de Paulo e Silas (At 16.23-25). A Bíblia diz que eles foram presos porque expulsaram de uma escrava espíritos imundos que prediziam o futuro. Ela era a fonte de grandes lucros para seus senhores e por isto ficaram com raiva de Paulo e Silas e os mandaram açoitar e os lançarem na prisão.
A Bíblia diz que estando eles na cadeia depois de terem sido SEVERAMENTE açoitados, oraram e cantaram hinos a Deus. Se eles olhassem para suas condições físicas com certeza reclamariam por estarem ali cheios de dores. Mas eles se ALEGRARAM porque foram espancados e presos por causa de Jesus. Estavam cheios de dores, mas com o espírito alegre.
A alegria que Deus nos dá não é circunstancial. Ela é uma das características do fruto do Espírito (Gl 5.22), ou seja, está disponível aos que entregaram sua vida a Jesus e precisa ser cultivada em e por você.
É a alegria da salvação. Mesmo em momentos de dores podemos nos alegrar em Jesus... A alegria do Senhor é nossa força... é uma atitude diária... por isso Paulo disse: Alegrem-se no Senhor. É uma frase no imperativo que quer dizer: Tenham uma atitude de alegria mesmo que sejam perseguidos e serão recompensados pelo Senhor.
Por causa da atitude de alegria diante do sofrimento, Paulo e Silas experimentaram algo extraordinário: Um terremoto abalou os alicerces da prisão e as correntes de todos foram soltas. Quando você se alegra diante da perseguição, milagres acontecem.
Viva o dia de hoje com alegria do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário