segunda-feira, 28 de março de 2011

Faça o certo


"Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele." Lucas 10.33,34 (NVI)

Dia desses, ao sair de casa para dar atendimento na igreja da qual sou pastor em Copacabana, fui tentado a fazer como os religiosos citados acima.

Quando dobrei a esquina da rua onde moro, vi uma jovem suja e sarnenta deitada na calçada com uma mochila nas costas.

Quase tropecei nela. Mal olhei em seu rosto e segui adiante para não me atrasar com meus afazeres pastorais.

Mas enquanto caminhava, só me vinha o rosto da jovem à mente. Até que depois de uns 30 metros, não resisti e voltei.

Confesso que a tentação de seguir adiante sem nem olhar atrás foi muito grande, mas o Espírito Santo de Deus não permitiu. Impulsionou-me a voltar, trazendo-me à memória a passagem do bom samaritano.

Comecei a conversar com ela. Seu nome é Lilian, era uma serva de Jesus e disse estar muito doente. Ofereci-me a ajudá-la, mas ficou um pouco desconfiada.

Ofereci-me a levá-la a um abrigo evangélico para que fosse auxiliada por um período, mas ela não quis. Disse que tem casa e logo se levantou e partiu sem mais querer me dar assunto.

A conversa não foi muito proveitosa, porque não consegui o que pretendia: Ajudá-la. Dia desses fui surpreendido com uma notícia que me entristeceu bastante: A Lilian cometeu suicídio. Pulou de uma passarela na Avenida Brasil. Ela tinha transtornos psicóticos, ouvia vozes e com certeza foi levada pelo diabo a cometer tal ato. Imagine se eu não tivesse voltado? Porque eu voltei, pude entender que Deus queria dar àquela moça uma de suas últimas oportunidades na vida.

Muitas vezes por conta de nossas obrigações não fazemos o que Jesus nos ensina. Quantas vezes você já foi tentado a passar bem distante de uma pessoa que precisava de ajuda porque estava com compromisso marcado?

Às vezes você pede oportunidade a Jesus de poder trabalhar em Sua obra, fazer coisas diferentes que realmente O agradem e quando surge uma verdadeira necessidade, você corre porque não está tão sensível à voz do Mestre.

Deus conta com seus recursos, seu tempo, seus dons e, principalmente, com sua disponibilidade para servir aos outros. Todos os dias você pode ajudar alguém, mas de igual modo será tentado a não fazê-lo, porque passar ao largo é mais cômodo, não mexe com você, não atrapalha seus compromissos e nem interfere sua vida. Mas você nasceu para fazer a diferença.

Assim como o Samaritano, faça o que é certo hoje! Ajude uma pessoa hoje! Faça HOJE a obra de Jesus a seu próximo que talvez nem saiba o nome, mas que realmente precisa de você e não terá jamais como retribuir.

Deus o abençoe e tenha uma semana de muita solidariedade com o próximo.

Um comentário:

Marinete Motta Delphini disse...

Pastor, que Deus nos ajude a vivermos de "verdade verdadeira" esta Palavra! Precisamos como igreja, corpo de Cristo, mostrar a diferença que há entre o que serve a Deus e o que ainda está à beira do caminho. Quantas vezes não estendemos as mãos, mas pior ainda, não abrimos a boca para que a Palvra de vida flua através de nossos lábios! Obrigada pelo despertamento! Que Deus continue te usando! Forte abraço!