sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prioridades e Distrações

“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E aproximando-se dele, perguntou: Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! Respondeu o Senhor: Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10.38-42 - NVI)
Queridos, há várias mensagens já ministradas sobre este texto. Cada uma tem a sua particularidade e tem o intuito de despertar você e abençoar sua vida. Não tenho a pretensão de esgotar todas as vertentes que o relato sugere, pelo contrário, meu objetivo é falar especificamente sobre o perigo de manter sua prioridade no que é temporário, ou seja, o que não é essencial.
Esta foi uma mensagem a qual ministrei na igreja e exatamente por isto torna-se um texto um pouco maior do que os demais que costumo escrever. Oro para que o Senhor use essas simples palavras para tocar o seu coração a ponto de despertar você para o que é a sua verdadeira prioridade.
Marta e Maria eram irmãs, moravam sob o mesmo teto, juntamente com Lázaro, o outro irmão, ambas eram amigas de Jesus e O reconheciam como Senhor de suas vidas.
Jesus passava por Betânia e decidiu fazer uma visita a seus queridos amigos. Quanta honra, não? Jesus tinha pouco tempo para realizar essas visitas e conversar com seus amigos e nesse dia ele resolveu fazer isto.
Marta quis logo ajeitar sua casa. Queria manter tudo organizado e servir ao Senhor Jesus, o que é bastante normal, não é mesmo? Com certeza ao saber que receberemos uma visita importante tomamos o cuidado para mantermos a casa em ordem e prepararmos uma deliciosa guloseima a nossa visita. Esta era a justa preocupação de Marta. Isto era muito importante. Provavelmente ela já estava acostumada a contar com a ajuda da irmã nesses afazeres, mas desta vez foi diferente. Imagine a frustração de Marta ao ver Maria aos pés de Jesus "sem fazer nada". Ela pode ter pensado: Logo no dia em que Jesus resolveu aparecer, Maria dá uma de esperta. Caramba, se fosse um amigo qualquer eu deixaria passar, mas é Jesus e Ele está dando a maior atenção a ela, será que não se manca que estou trabalhando sozinha?
Você já passou pela situação desagradável de ter recebido uma ordem de realizar uma tarefa em conjunto e perceber que está trabalhando só? Geralmente queremos chamar a atenção da pessoa para realizar o que lhe foi proposto, não é? Às vezes fazemos um barulho maior, batemos a porta com  força, deixamos algum objeto cair, passamos sobrecarregados pela pessoa e quando nada disso adianta, vamos até a pessoa e reclamamos.
Penso que foi exatamente isto que ocorreu com Marta ao ver sua irmã aos pés de Jesus. Ela estava inquieta e preocupada demais para entender o que Maria buscava de Jesus. Marta devia estar num passa passa danado entre Maria e Jesus. Fico imaginando Marta tropeçando em Maria: Ô desculpa. Ela deve ter derrubado algumas coisas, coçado a garganta com força para chamar a atenção da irmã, mas não adiantou. Sua irmã parecia hipnotizada.
Marta não aguentou ver o descaso de Maria e chegou até Jesus: - Poxa Senhor, você não se importa em ver minha irmã aí de bobeira enquanto eu trabalho como uma condenada?
Amo Jesus. Ele poderia ter se irado e a respondido mal, mas não! Ele entendeu qual era a de Marta. Sabia que o que fazia era muito importante então calmamente se dirigiu a ela com toda a ternura do mundo e disse: - Marta, Marta você está preocupada e inquieta com muitas coisas que são importantes, porém não essenciais. Apenas uma é necessária, deve ser a prioridade de suas prioridades que é estar a meus pés. Maria escolheu isto que não passará.
Todos nós temos atividades importantes a realizar, sonhos e desejos que estão diante de nós, mas apesar de serem importantes não são essenciais, porque, por mais que durem, não são eternos. Jamais podemos colocar nossas verdadeiras prioridades naquilo que é temporário.
Há pessoas que têm prioridades erradas e as perseguem como se fossem as coisas mais importantes de suas vidas, quando não são. Colocar o que é importante como prioridade certamente distrairá você. 
Vamos a alguns exemplos de coisas importantes que podem tornarem-se distrações:
O trabalho é extremamente necessário para nossa subsitência. Temos pedido a Deus bons trabalhos que possam nos ajudar a tornarmo-nos capazes de mantermos uma família a lhe darmos todo o conforto que merecem, porém um emprego não dura para sempre. E se em algum dia você se vir desempregado, acabou tudo pra você porque sua prioridade estava em algo efêmero.
Encontrar a pessoa certa para se passar o restante da vida é uma das prioridades de muitos. Por causa de seus amores, algumas pessoas têm se esquecido de buscar o Senhor. Buscamos alguém especial em lugares errados, fora da vontade do Senhor, e depois colhemos os frutos dessa escolha errada. Trocam a presença do Senhor e desistem de esperar pela pessoa certa. Resultado: sofrimento, traição, decepção, vergonha etc. Isto acontece quando Deus deixa de ser prioridade.
Os filhos são bênção de Deus e muitos pais têm assumido a tarefa de cuidar deles com todo esmero possível. Isto está correto. Mas já vi muitos pais colocarem toda sua confiança e esperança nos filhos. Os filhos tornam-se tudo em suas vidas. Vivem para eles como se nada e ninguém mais existisse. Tomam todo o seu tempo, sua atenção e tudo isto é realizado com muito prazer. Esquecem-se de que um dia eles tomarão seus rumos. Por maior dedicação que você dê a seus filhos, a tendência natural é eles saírem de casa. Há pessoas que dão mais importância aos filhos do que aos cônjuges e quando os filhos partem, percebem que estão em casa com estranhos, já que dedicaram a vida aos filhos e não aos cônjuges, a quem juraram fidelidade e companheirismo eternos. Essa dedicação excessiva aos filhos é uma distração daquilo que é essencial.
Quem não sonha com uma casa ou um carro? E quantas pessoas ao os adquirirem transforma-os em seus deuses particulares. Seus veículos os levam a todos os lugares menos para a Casa do Senhor. O cuidado com a casa, a obsessão de se manter tudo no lugar afasta você da comunhão com o Pai e isto não é nada bom, já que carros e casas também perecem.
Deus tem a característica única de transformar maldição em bênção, mas nós, a de transformar bênção em maldição. Aquilo que tanto pedimos a Ele é exatamente o que nos afasta de Sua presença. Prioridades erradas distrairão você.

Em Atos 20.7-10 lemos a história do jovem Êutico. Por causa do longo discurso de Paulo, Êutico, que estava na janela, se distraiu, dormiu, caiu do terceiro pavimento e morreu.
As distrações são ferramentas que o diabo usa para que você caia e morra. E somente o que é importante tem esse poder de sedução porque o que não é importante não pode distrair você e desviar sua atenção daquilo que é essencial.
Se você se concentrar no que é importante certamente será seduzido pelas distrações e fatalmente cairá e morrerá espiritualmente.
Agora, se você se concentrar no que é essencial, como Maria fez, Deus cuidará do que lhe é importante, porque Ele tem prazer de abençoar você.
Cuidado com as efemeridades desta vida; elas distraem você e podem levá-lo ao sono espiritual.
Busque estar aos pés de Jesus todos os dias. Ore, leia a Bíblia, medite na Palavra, passe um dia inteiro com o Senhor. Maria ao fazer isto não se distraiu com a agitação de sua irmã ao redor. Seu foco era Jesus e por isto não se preocupou e nem se inquietou. Talvez suas ansiedade e inquietude sejam consequências de uma vida com prioridades erradas. Focalize sua prioridade na essencialidade da Palavra e, como Maria, escolha a melhor parte, pois esta sim é a única necessária.

Um comentário:

Cristiane Martins disse...

Esse devocional foi muito importante para o meu dia. Imagino quantas pessoas o pode lê-lo e ter suas vidas transformadas. Parabéns Pastor Josué, pois você está realmente fazendo justo a função de um Pastor, que é cuidar de suas ovelhas!