quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desça da Árvore

"Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa. Quero ficar em sua casa hoje'. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria." Lucas 19.5,6 (NVI)

Zaqueu era um homem rico e de autoridade pública; chefe dos publicanos. Os publicanos, especificamente neste caso, eram judeus que trabalhavam para o Império Romano (nação que os oprimia) cobrando impostos altíssimos a seus compatriotas. Por conta disso, e também por aumentarem os valores dos impostos para ficarem com uma parte para eles, os publicanos são sempre citados na Bíblia juntamente com os pecadores, porque eram odiados e tidos como traidores pelos outros judeus.

Para se ter uma idéia da insatisfação do povo, basta olhar para o Brasil e seus políticos. Cada dia nossos políticos inventam novos impostos para oprimir ainda mais os brasileiros. Como isto é revoltante. Mas não é este o assunto de hoje.

Zaqueu era um homem baixo em estatura, espiritualmente e moralmente. Era envolvido com o pecado porque ganhava dinheiro ilicitamente.

Zaqueu soube de Jesus, talvez pela notícia que teve da transformação de Mateus (Mt 9.9-13), e quis vê-lo à distância. Como era de pequena estatura, teve de subir em algum lugar.

A Bíblia relata que Zaqueu subiu em uma figueira brava (sicômoro). Esta árvore é bem robusta e frondosa e talvez sua escolha tenha sido proposital para não ser notado (ao contrário do que temos cantado ultimamente). Prefiro crer nisto, porque sua posição social era alta e uma exposição pública poderia ser prejudicial a sua imagem. Mas o fato é que ele quis saber quem era o tal Jesus que todos falavam que realizava milagres, transformava vidas e que traria a salvação.

Fico imaginando a situação de Zaqueu. Crente que ninguém o veria, mas de repente o Mestre parou a caravana, olhou para cima e chamou Zaqueu pelo nome. Como Zaqueu deve ter se espantado com aquilo: "Caramba, só queria ver o que Ele era capaz de fazer e Jesus sabe o meu nome!?!?! Que homem é este?"

Neste momento Jesus teve pressa em mudar a vida de Zaqueu. Queria escrever um futuro diferente, apagando seu passado de vez.

Talvez você vá à igreja, assista a programas evangélicos, ouça músicas cristãs, sempre peça oração por sua vida, leia devocionais que alegram seu coração etc, mas ainda não tenha tido a coragem de descer da árvore e ter um encontro com Jesus.

Hoje Ele chama você pelo nome e diz que quer ter um encontro pessoal com você. Quer deixar o passado no seu devido lugar e transformar seu presente para que possa ter um futuro brilhante.

Não veja Jesus de longe. Na árvore, Zaqueu via, mas não tocava. Enxergava o Mestre, o povo, os milagres, mas não havia aproximação, relacionamento e muito menos compromisso.

É hora de assumir compromisso com a obra de Jesus. Hora de plantar relacionamentos saudáveis e duradouros com seus irmãos em Cristo. É o momento de se aproximar para que os milagres também aconteçam em e com você. Tenha coragem para descer desta árvore, que pode ser orgulho, medo, emprego, família, dinheiro, mulheres, vícios... Jesus satisfará os desejos do seu coração. Faça um teste.

Nenhum comentário: