terça-feira, 13 de setembro de 2011

"Deus me tornou estéril"


     O capítulo 1 do primeiro livro de Samuel nos traz a comovente história de Ana, uma mulher amargurada porque não poderia realizar seu sonho de ser mãe.
     Ana era casada com Elcana que tinha outra esposa, Penina, rival de Ana.
     O texto não nos diz claramente, mas por causa do amor que Elcana dispensava a Ana e da rivalidade que Penina tinha por Ana, sou levado a pensar que Elcana só casou-se com Penina pelo fato de Ana não poder dar-lhe um filho, já que este estranho comportamento era bastante comum na época para que fosse suscitada descendência à família.
     A Bíblia nos diz que Penina tinha filhos, ou seja, mais de um. Em contrapartida Ana, nenhum, porque tornara-se estéril.
     O que quero destacar neste texto é a causa da esterilidade de Ana. A Bíblia dá um destaque especial para isto: "... o Senhor a tinha deixado estéril" (1Sm 1.5-NVI). Na NTLH diz assim: "... embora o Senhor não permitisse que ela tivesse filhos".
     Porque o seu marido a amava muito, dava a Ana porção dupla no momento de oferecer os sacrifícios anuais à família. Elcana achava que seu amor por ela era suficiente para completar sua alegria. Ele não entendia sua dor e nem sua frustração.
     O desejo de Ana em ser mãe vinha de Deus. É completamente natural mulheres sentirem o desejo de se completar na maternidade. Isto não era diferente com Ana. Mas apesar de esse desejo gerado em seu coração ser proveniente de Deus, o próprio Deus a impossibilitou de realizá-lo.
     Que coisa estranha, não? Por que Deus fez isto? Por que Ele ainda faz isto?
     Há pessoas frustradas hoje porque têm sonhos perfeitamente divinos. Desejos que são de acordo com os planos de Deus para a sua vida, mas o Eterno resolveu impedir que isto aconteça.
     Talvez você hoje esteja vivendo uma esterilidade em sua vida ministerial. Quem sabe a sua família, projeto de Deus, esteja em declínio e confusão. O emprego que Deus lhe deu tem se tornado um fardo tão pesado que quase não tem conseguido carregar. Talvez sua saúde esteja totalmente debilitada e não consiga cumprir os desígnios de Deus para sua vida.
     Por que Deus faz isto? Deus tem prazer em nos ver sofrer?
     Ana chorou muito e clamou a Deus em profundo desespero porque era constantemente ridicularizada por sua rival. Ana apresentava sintomas de que sofria depressão. Não tinha vontade de sair de casa, só chorava e não se alimentava. Seu sofrimento era muito grande e tudo isto foi causado por Deus. Por quê?
     A resposta está na continuidade do texto.
     O que Deus planejou para vida de Ana era tão especial que não poderia vir de uma maneira natural.
     Os anos de amargura, lágrimas, afrontas e vergonha sofridos por Ana foram recompensados pela espera.
     Ana tinha todas as razões de sobra para nunca mais voltar à casa do Senhor, mas insistia em clamar a quem seria o único capaz de lhe conceder o milagre. Certa vez, quando estava no pico de seu desespero, chegou à casa do Senhor e se derramou a Seus pés.
     Em vez de o sacerdote Eli a consolar, julgou-a como uma ébria.
     Como se não bastasse tudo o que passara, foi condenada por seu líder espiritual. Aquele a quem cabia a responsabilidade de amar, apoiar e consolar, fez exatamente o contrário.
     Apesar de se decepcionar mais uma vez, agora com seu líder, Ana não tomou uma atitude revoltosa contra o sacerdote Eli, mas respondeu com brandura e disse-lhe a razão de seu estado deplorável.
     Eli, totalmente desconcertado, disse-lhe: "Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu" (v.17).
     Se Ana tivesse se levantado dali, virado às costas a Eli e desistido de buscar o Senhor e de estar na 'igreja', não teria recebido a bênção de engravidar. E se tomasse a decisão de desistir, como já disse, teria mil e uma razões para isto.
     Ana não se colocou em posição de vítima e nem achou que tudo conspirava contra ela. Simplesmente tomou a decisão de continuar lutando e clamando por aquilo que era o seu sonho e o de Deus, ser mãe.

     A resposta para todo esse sofrimento de Ana está na vida de seu filho. Deus não queria dar a Ana um filho comum, como foram os de Penina. Deus queria dar a Ana Samuel.
     Quem foi Samuel? Samuel foi um tipo de Cristo exercendo o tríplice ministério de sacerdote, profeta e último juiz de Israel. Samuel foi tão abençoado e especial que coube a ele a responsabilidade de ungir Saul, o primeiro rei de Israel. Quando Saul fora rejeitado pelo Senhor, coube também a Samuel a responsabilidade de ungir o seu substituto, que foi nada menos que Davi, o rei amado, cujo coração era segundo o de Deus.
     Depois de Samuel, Ana teve outros filhos, mas nem esses e nem os filhos de Penina são mencionados na Bíblia. Levaram suas vidas na normalidade.
     Depois de conhecermos a história de vida de Samuel e seu legado deixado, percebemos que valeu super a pena todo o sofrimento que Ana enfrentou.
     Esta história nos mostra que há um propósito em meio ao sofrimento e podemos entender porque Deus nos torna estéreis em determinadas áreas de nossas vidas.
     Se Deus tornou sua vida estéril em relação a um propósito estabelecido por Ele mesmo, entenda hoje que isto é porque você não terá um filho comum, mas sim, Samuel, um filho excepcional, sobrenatural. Mas para isto você terá de ter a visão e a atitude corretas. Não desista! Mesmo se há afrontas, decepções, frustrações, julgamentos da parte de quem deveria apoiar e amar. Tudo isto fortalecerá você e fará com que esteja mais próximo da restauração.
     Se foi Deus que tornou você estéril nessa situação que enfrenta, saiba que cabe apenas a Ele trazer a cura e a bênção.

2 comentários:

lekinhapasquallet disse...

Nunca vou me esquecer do dia desta palavra quando ministrou !
Tomar um posição e ser integra... Ser obediente e outras lições que tirei nesta mensagem para minha vida

NÃO QUERO QUALQUER FILHO EU QUERO SAMUEL !!!

Prof. Pedro Henrique Medeiros - Historiador disse...

Mensagem abençoada, estes artigos são muito edificantes para o Corpo de Cristo, aleluia!
(conhecimentoegraca.blogspot.com)