quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Viva com Integridade


“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade [não negará bem algum aos que andam em retidão (Corrigida)].” Salmo 84.11 (NVI)

O Senhor está disposto a abençoar tanto você a ponto de não negar bem algum, mas é necessário que viva em retidão. Você precisa ser uma pessoa íntegra.

Infelizmente tenho visto várias pessoas envolvidas em situações ilícitas como se fossem normais. Muito me entristece ver irmãos em Cristo dando o famoso ‘jeitinho brasileiro’ para tirarem vantagens e proveito em tudo. Por que é tão difícil conservar uma vida íntegra? Falamos tão mal de nossos políticos, mas, muitas vezes, agimos iguais a eles. Os políticos usam dinheiro público para fins particulares. Nós usamos material de nosso trabalho para nosso deleite. Utilizamos papel, tinta, computador, telefone... sem consentimento de nossos superiores. O pior: tudo é feito com a maior naturalidade, sem nenhum peso na consciência.

Em casa, usamos energia elétrica sem pagar, compactuamos com formas ilegais para se ter uma internet banda larga e até mesmo um canal de TV por assinatura.

Na rua utilizamos nosso cartão de passagens gratuitas oferecidas aos alunos da rede pública para nosso divertimento e o pior é quando não mais somos alunos matriculados na rede pública e mesmo assim agimos como se fôssemos.

Mentimos e lesamos outros o tempo inteiro, igualzinho a quem tanto criticamos ferozmente.

E ainda queremos reivindicar e receber todas as bênçãos que Deus tem prometido a nós, queremos possuir todos os bens a que temos ‘direito’. Só teremos direitos se cumprirmos nossos deveres e, com relação a isto, a Palavra é clara: os bens não serão negados aos ÍNTEGROS.

O problema é que não estamos dispostos a passar pelas situações que José passou no Egito: Por causa de inveja, foi vendido como escravo; por falar a verdade, querer ser fiel a Deus e íntegro de coração, foi parar na cadeia; acabou esquecido por dois anos após conceder um ‘favor’ a um dos prisioneiros que foi liberto. Mas no tempo certo recebeu a bênção do Senhor e foi tão honrado por Deus que atingiu o segundo maior posto do Egito (leia Gênesis a partir do capítulo 37). José não tirou proveito de nada, não quis nenhuma vantagem, ao contrário, foi injustiçado e traído, mas permaneceu fiel ao Senhor que o honrou.

Deus está pronto a lhe conceder todos os bens necessários para sua subsistência, mas e você? Agirá com integridade? Você quer receber dos outros ou de Deus? Antes de responder quero lhe dizer que “Ninguém dá mais que o Senhor.”

Nenhum comentário: