quinta-feira, 22 de março de 2012

O que a Bíblia diz sobre o dízimo?

Qual o princípio bíblico do dízimo?

O princípio bíblico do dízimo está no Éden, ou seja, é um princípio de obediência.
Deus disse a Adão: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá" (Gn 2.16,17).
Conhecemos muito bem esta história e sabemos como termina. Adão não obedeceu ao Senhor e foi expulso do paraíso.
Temos recebido do Senhor 100% e Ele exige que devolvamos apenas 10% e não temos coragem de obedecer ao que ordenou.
"Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei" (Mt 25.23)."Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito" (Lc 16.10).

Qual a origem do dízimo?

A origem do dízimo, contrariando o que muitos pensam, é em Abraão e não na lei.
Quando Abraão (ainda chamado de Abrão) derrotou os sequestradores de seu sobrinho Ló, tomou os despojos e deu o dízimo a Melquisedeque, rei de Salém (Leia Gn 14.17-24).
Melquisedeque era rei e, certamente, não havia necessidade de nada, mas Abraão deu o dízimo a ele mesmo assim, pois reconheceu a autoridade de Melquisedeque sobre ele. Melquisedeque era uma figura de Jesus, logo, Abraão estava oferecendo o dízimo ao próprio Senhor (Leia o capítulo 7 de Hebreus para ter um entendimento melhor sobre esta afirmativa).
O dízimo é reconhecimento de que há alguém superior a nós a quem devemos conta até de nossas finanças.
"Este ato de Abraão ao "dar o dízimo" a Melquisedeque deu lugar mais tarde a um extenso comentário do autor da Epístola de Hebreus, no Novo Testamento. Por exemplo: 'Considerai, pois, como era grande esse (Melquisedeque) a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo, tirado dos melhores despojos!' O escritor continuou comentando que o sacerdócio do cananeu Melquisedeque deveria ser, então, considerado superior ao sacerdócio levítico do povo judeu, com base no fato de 'Levi... pagou-os (os dízimos a Melquisedeque) na pessoa de Abraão. Porque aquele (Levi) ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste (Abraão)' (Hb 7.4-10)." - Extraído do livro "O fator Melquisedeque", ed. CPAD.

Por que 10 por cento?

Porque a palavra 'dízimo' quer dizer 'a décima parte' ou seja 'dez por cento'.

Por que devo dar o dízimo?

Para obedecer à Palavra. Existem cristãos negligenciando esta parte das Escrituras. Alguns não têm coragem de dar o seu dízimo, acham que é um valor alto. Outros pensam que podem fazer do seu dízimo o que querem. Segundo a Bíblia, o dízimo não é de propriedade do cristão, é de Deus. Ele deve ser "devolvido" à "Casa do Tesouro" para ser administrado pelos líderes espirituais que Deus tem posto nessa Casa. "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa" (Ml 3.10). Já disseram certa vez: "O dinheiro de Deus está no bolso do cristão", o que considero uma grande verdade, mas há muitos 'cristãos' interessados apenas em suas próprias vidas e esquecem-se de suas responsabilidades na casa do Senhor e, por conta disto, a obra de Jesus segue capengando. Se você não se comprometer com o dízimo, faltará alimento na casa do Senhor. Sua responsabilidade é grande.
Não existe meio obediente. Se você obedece em todas as outras ordenanças mas falha nesta, é desobediente. Como bem disse Tiago: "Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tg 2.10).
Você não pode fazer do seu dízimo o que bem entende. Ele tem de ser dado ao Senhor, assim como Abraão fez com Melquisedeque. Por isto a importância de você fazer parte de um ministério no qual confie.

O texto clássico no Antigo Testamento sobre o dízimo - Malaquias 3.6-12
"Porque eu, o Senhor, não mudo... vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos."

Aí você pode me dizer: Que isso pastor, esse texto foi para o povo de Israel. E eu digo, é verdade. Deus falou para Israel, mas os princípios de Deus, assim como o próprio Deus, são imutáveis. O princípio do dízimo foi estabelecido por Deus e permanece até nossos dias. Depois disso tudo você vai arriscar desobedecer?


O Novo Testamento fala sobre o dízimo?

É claro que sim!
Vamos a alguns textos:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os princípios mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas (justiça, misericórdia e fidelidade), sem omitir aquelas (o dízimo até das mínimas coisas)." (Mt 23.23 e Lc 11.42)
O texto é autoexplicativo, mas para não haver dúvida vou explicar mais uma vez:
O que Jesus quis ensinar aos religiosos foi que eles deveriam ser tão criteriosos e obedientes ao Senhor no amor ao próximo o quanto eram no mandamento do dízimo. Jesus não criticou o dízimo, criticou a atitude dos fariseus que obedeciam apenas em uma parte. Jesus disse que eles faziam o certo ao darem o dízimo até das menores coisas, mas que não poderiam deixar de praticar o amor ao próximo.
Vamos ver o que Jesus disse em outro texto:
Mateus 5.20: "Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".
Com esta forte declaração de Jesus entendemos que tudo (incluindo o dízimo, pois eram muito fieis a isto) o que os fariseus e os mestres da lei faziam era um pontapé inicial de uma vida cristã. Jesus está nos ensinando que até dízimo tem que ser excedido.
Certamente você conhece a marca "Colgate", mas talvez não saiba que o fundador da marca, William Colgate, era um cristão genuíno que fez fortuna e começou devolvendo ao Senhor o dízimo e terminou sua vida vivendo apenas com 10 por cento, pois os 90 restantes eram dados ao Senhor. Sua atitude obediente fez com que a Palavra do Senhor fosse difundida com maior velocidade. Que legado ele deixou! Você também pode fazer isto, basta obedecer. Ouça sua história: http://www.youtube.com/watch?v=-hWgg1vUhoY

Mais sobre o dízimo no Novo Testamento:
Hb 7.1-9 - "Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão; entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas... Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive."

1Coríntios 9.13,14 - "Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e os que servem diante do altar participam do que é oferecido do altar? Da mesma forma, o Senhor ORDENOU àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho."

Neste texto o Apóstolo Paulo está fazendo uma referência aos levitas. Uma tribo que foi totalmente separada ao Senhor e por causa disto não teve o direito a uma porção de terra. O Senhor queria que os levitas se dedicassem exclusivamente na manutenção de Sua casa, por isso não poderiam ter trabalhos seculares. Paulo está lembrando aos crentes de Corinto que da mesma forma que os levitas se alimentavam do dízimo, os pastores, como ele, deveriam alimentar-se do dízimo dos fieis, ou seja, Paulo está incentivando a igreja a obedecer à ORDEM de Deus em dar o dízimo.

Hoje em dia as pessoas têm valorizado os pastores doutores, os que têm empregos importantes etc. Mas o que o Senhor ORDENOU é que os pastores devem viver do Evangelho, ou seja, devem, assim como os levitas, se dedicarem no serviço da igreja e precisam ser valorizados por isto. Porque os cristãos foram negligentes nos dízimos, Paulo teve de trabalhar, mas esta nunca foi a vontade perfeita de Deus.

Por que não há um ensino mais contundente sobre dízimo no Novo Testamento?

Porque os discípulos de Jesus e a igreja primitiva davam muito além do dízimo. Davam tudo o que possuíam para que os apóstolos administrassem: "Não havia pois entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos" (At 4.34).

Há a diferença entre oferta e dízimo?

Com certeza há diferença. Já falei sobre o dízimo e sua importância na vida cristã. Agora falarei um pouco sobre a oferta.
Primeiro, a oferta NÃO É sobra.
Já ouvi alguém certa vez ensinar aos filhos o seguinte: "Nós só damos oferta quando sobra alguma moedinha em nossos bolsos".
Misericórdia!! Esta pessoa não entendeu nada o que a pobre viúva de Marcos 12.41-44 fez:
"Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: 'Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, na sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".

Esta mulher entendeu o que é oferta. O interessante da história é que Jesus sentou-se, propositadamente, em frente à caixa de ofertas somente para ver quanto as pessoas davam. Talvez por conta disto é que os ricos deram muito (risos) e sentiam-se orgulhosos por isto. Mas eles não fizeram nada demais, pois era sobra diante da grande fortuna que possuíam.
Quem fez toda a diferença foi a pobre viúva que deu TUDO o que possuía para o seu sustento. Ela sabia que daria e não teria mais nada para viver. Por que ela fez isto? Porque ela entendeu que oferta é ADORAÇÃO! Ela quis adorar a Jesus com tudo o que possuía, assim como fez Maria ao derramar sobre os pés de Jesus um perfume caríssimo (Cf. João 12).
Jesus não está preocupado com a quantidade e sim com a qualidade de sua oferta. A mulher deu na sua pobreza. Isto ensina que todos, até os pobres, podem e devem ofertar ao Senhor. Não do que sobra, mas do que é sacrificial.
O conceito de oferta, na Bíblia, está ligado ao que é sacrificial.
Vamos ao texto de 2Samuel 24.22-24: "Araúna disse a Davi: 'O meu senhor e rei pode ficar com o que desejar e oferecê-lo em sacrifício. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha. Ó rei, eu dou tudo isso a ti'. E acrescentou: 'Que o Senhor, o teu Deus, aceite a tua oferta'. Mas o rei respondeu a Araúna: 'Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada', e comprou a eira e os bois por cinquenta peças de prata".
Davi entendia o que era oferta. Se aceitasse o que Araúna lhe oferecia, a oferta não seria de Davi e sim de Araúna. Davi queria ter o privilégio de doar ao Senhor e não queria que ninguém o impedisse de ofertar. Por isto foi tão abençoado.
Provérbios 3.9,10 diz: "Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho."

Vejamos o que Paulo fala sobre oferta: 2Co 8.1-7
"Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a EXTREMA POBREZA deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o PRIVILÉGIO de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus... Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também nesse privilégio de contribuir."


2Co 9.6-15: "Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama o que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. Como está escrito: 'Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre'. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus. Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros. E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês. Graças a Deus por seu dom indescritível (o da contribuição generosa)."

O Apóstolo Paulo está falando especificamente sobre oferta. Ele diz que nossa oferta é semente. Se semeamos muito, colhemos muito.
Paulo faz uma observação importante aos mantenedores da obra. Ele diz que os que mantêm àqueles que vão levar a Palavra, são de igual modo abençoados, pois isto é um ministério.
Que texto lindo! Dá ainda mais vontade de contribuir ao Senhor para que Seu nome seja engrandecido e mais pessoas sejam alcançadas para a salvação.
Você que contribui é peça fundamental na propagação do Evangelho. Que este pequeno estudo possa abrir seus olhos para o importantíssimo papel que você tem diante da obra do Senhor Jesus.
Graça e Paz,
Pr Josué Praça
Igreja Cristã Antioquia em Guadalupe

Nenhum comentário: