terça-feira, 10 de março de 2009

Seu Sofrimento é Momentâneo


"... pois os nossos sofrimentos LEVES e MOMENTÂNEOS estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles." 2 Coríntios 4.17 (Nova Versão Internacional - NVI)

Sabe quais eram esses LEVES e MOMENTÂNEOS sofrimentos a que Paulo se refere? Não? Então leia o que ele escreveu:
"... fui encarcerado muitas vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Recebi dos judeus 195 açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos maus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez..." (2Co 11.23-27 NVI)

Estes são os "leves e momentâneos" sofrimentos que Paulo enfrentou. Mas por que ele considerou tudo isto desta forma? Porque o seu pensamento estava em coisas superiores. Ele mantinha o seu pensamento fixo em Jesus, naquilo que Este fizera por ele e em sua meta de vida a partir do encontro que teve com Cristo.

Recentemente alguns psicólogos dos Estados Unidos fizeram uma pesquisa para descobrir quem foi o homem mais feliz do mundo. O resultado? PAULO! Isso mesmo! Sabe por quê? Por causa de suas palavras registradas em Filipenses 4.11-13: "... Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece."

A atitude de Paulo diante das adversidades foi o que o tornou feliz. Ele poderia ter tido 'pena' de si próprio, ter se trancado em seu 'quarto' e ficar se lamentando pelas coisas que sofreu ou não viveu. Mas ele não fez isso, ao contrário, prosseguiu para o alvo proposto em seu coração e fez de tudo para alcançá-lo. Em vez de lamentar, continuou.

Tenha você a mesma atitude. Tire os olhos dos problemas e reaja! Eles logo passarão porque são leves e momentâneos, principalmente se comparados aos de Paulo.

Nenhum comentário: