quinta-feira, 31 de março de 2011

Saia do Poço!


"Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa, agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água." Gênesis 37.23,24 (NVI)


José passou por vários momentos terríveis e desagradáveis em sua vida antes de ser coroado por Deus com o cargo de governador do Egito. Um desses momentos foi quando seus irmãos, por ciúmes, o jogaram em um poço.

A intenção primeira de seus irmãos era de matá-lo, mas depois o venderam como escravo ao Egito.

Qual foi o pecado de José? Por que tanto ódio?

José teve um sonho em que Deus mostrava sua superioridade com relação a seus irmãos. O seu 'pecado' foi transmitir o que Deus lhe dera.

Seu pai, Israel (Jacó), o amava mais que os outros dez filhos e este era o motivo do ódio deles contra José.

Uma história bíblica repleta de ódio, injustiça, ciúmes, traições etc. Mas também uma lição do que Deus faz com uma pessoa que se mantém fiel a Ele independentemente das circunstâncias.

O poço não era o lugar correto para um jovem de caráter tão nobre como o de José, mas mesmo assim este foi um de seus destinos.

Poço é um lugar escuro, sombrio, úmido, triste... lugar onde não se pode produzir esperanças positivas, muito menos perspectivas boas para um futuro promissor. E apesar de este não parecer o lugar correto para uma pessoa que tem promessas de Deus estar, José passou por lá.

O que me fascina na vida de José é que ele não reclamou em nenhum momento. Encarou os problemas como obstáculos a serem vencidos e não como o fim de sua vida, tanto que sempre foi o melhor em tudo o que fez.

Já estive em um poço. E confesso que foi uma experiência terrível. Enquanto estava lá vivi um tempo de pranto e dores. Muitos se voltaram contra mim. Fui injustiçado, traído, perseguido, humilhado e caluniado, mas, ao contrário do que imaginava, o poço era um lugar de passagem e aprendizado, porque o Senhor, que é maravilhoso, estendeu Sua mão forte e me tirou de lá. 

Deus não quer ver você neste poço de sofrimento. Aí não é seu lugar, como também não era o de José. Não importa quem jogou você nele e nem como fez isso, o que realmente importa é que você precisa sair dele o mais rápido possível. Jesus está com as mãos estendidas esperando a sua para que Ele possa puxar você daí definitivamente. Seu problema é grande, mas não maior que as forças as quais Deus tem lhe dado. Use isto para sair desse buraco de solidão e poder voltar a sonhar com as promessas que o Senhor tem dado a você.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também já estive no fundo do poço e só saí de lá quando Deus me mostrou que no fundo do poço ainda existe um porão.

PAULO BESLER disse...

Realmente um poço é tudo isso que se escreveu, é tambem um um lugar que brota a água, assim como Jesus é a água da vida que tira a sequidão da vida mesmo estando no fundo do poço. Bebamos essa água que nos fortifica e abençoa.
Paulo Monteiro