quinta-feira, 1 de março de 2012

Seja Surpreendido

"[Saulo] Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que você me persegue?'." Atos 9.3,4 (NVI)

Este trecho da Bíblia marca a vida do maior pregador e evangelista de todos os tempos: o Apóstolo Paulo. Alguns dizem que Saulo, após sua conversão, a qual se dá nesta passagem, foi transformado em Paulo, mas isto não é uma verdade bíblica, porque mesmo depois de cristão ele continuou sendo chamado de Saulo. Somente no capítulo 13, versículo 9 é que Lucas (autor de Atos) passa a denominá-lo Paulo, mas deixa bem claro "... Saulo, também chamado Paulo...", ou seja, ele tinha dois nomes e a pronúncia variava conforme o lugar onde estava.
Mas não é sobre isto que quero falar.
Paulo era um PERSEGUIDOR ferrenho dos discípulos de Jesus. Mandava matar os cristãos e participou fortemente na morte de Estêvão, seguidor de Cristo.
A Bíblia nos diz que Paulo foi surpreendido no caminho para Damasco. Ele pensava que perseguia uma ideologia contrária aos ensinamentos que aprendera em sua formação na sinagoga, mas quando Jesus se apresentou a ele, percebeu que os ensinos dos discípulos de Cristo eram vivos... percebeu também que o que perseguia era o próprio Jesus e o cumprimento das Escrituras Sagradas que tanto amava e obedecia (leia todo o capítulo 9). Depois desse confronto, sua vida foi marcada e mudada definitivamente. Passou da posição de perseguidor a perseguido e pregou o Evangelho de Jesus com muito esmero, sem jamais temer a morte.
Paulo desejava que outros cristãos fossem mortos (v.1) e sua ida a Damasco era para condenar possíveis seguidores de Cristo naquele lugar. Mas a surpresa que Jesus fez a ele mudou sua trajetória.
Talvez você tenha desprezado os ensinamentos cristãos por muito tempo por conta de alguns conceitos errados sobre Jesus e religião e, assim como Paulo, você foi surpreendido com uma palavra amável de uma pessoa cristã justamente quando mais precisava ou ficou alegre com a leitura de alguns devocionais que fazem você se sentir melhor... esteja certo que isto já é o confrontamento de Jesus com você e seus conceitos errados.
Por isso quero convidar você a parar e refletir sobre o caminho que tem tomado. Tire de sua mente os preconceitos sobre Cristo e leia a Bíblia. A mensagem que ela traz surpreenderá você. Sua vida passará a ter significado. Jesus deixará de ser um mito e você se apaixonará por sua história de amor e Ele se tornará Senhor, assim como aconteceu com Paulo no v.5. Seus ensinamentos deixarão de ser ideologia e passarão a ser parte integrante de você a ponto de se tornar um veemente pregador desta Palavra poderosa que tem falado em seu coração por todo esse tempo através desses devocionais. Deixe Jesus (não uma religião vazia) surpreender você! No domingo, vá a uma igreja evangélica próxima de você. Tenha um final de semana vitorioso!

Nenhum comentário: