sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Saudades do Graça e Paz....

Na última terça-feira, dia 06 de dezembro de 2011, foi promovido aos céus o meu querido amigo Pr Paulo Cesar Graça e Paz.

Seu sorriso, sua simpatia, sua sabedoria e seu amor pelas almas eram ímpares.

Graça e Paz mudou a maneira de se fazer rádio gospel no Brasil; Conquistou multidões para Jesus; Lutou até o fim contra a maldita droga; Amou sua família como poucos.

Eu, Pr Eugênio e Pr Davi estivemos no sepultamento dele na quarta, dia 07, em São Gonçalo-RJ. Recebeu muitas honrarias. Dentre tantas, destaco as mais marcantes, as palavras de seu pai na fé, o nosso querido pastor presidente, Eugênio Reiche, que, além de contar algumas histórias vividas juntos, como a inauguração da Antioquia 25 anos atrás, falou do conforto do Espírito Santo à família e da certeza de um reencontro a quem segue o Senhor Jesus, como o Graça seguia.

 Lindas e sábias palavras de políticos, pastores, familiares e amigos. Um homem de fé a quem ficamos devendo. Em seus últimos anos de vida, Graça e Paz foi deixado de lado. Ele contou-me que foi mandado embora da emissora de rádio que ajudou a construir só porque seu programa dava muita audiência. O dono dessa emissora tinha medo de sua popularidade, medo que voltasse à política e prejudicasse a carreira de seu filho.

No sepultamento, essa mesma emissora gospel enviou um representante, que deixou lisonjeiras palavras de amor a Graça e Paz. Mas que amor é esse? Palavras são jogadas ao vento e se não forem acompanhadas de obras, de nada valem. Graça e Paz enfrentou muitas dificuldades nesses últimos tempos de vida e, seus ditos amigos não puderam lhe oferecer um trabalho digno para que pudesse ter um pouco menos de preocupação.

Apesar disto, nunca o vi reclamar... Manteve-se alegre, bem-humorado cheio de Graça e Paz.

Ele não está mais aqui entre nós. Sentiremos sua falta, mas nos encontraremos na eternidade.

Quero deixar registrado neste blog os últimos textos de reflexão do Graça e Paz os quais me foram enviados por ele via e-mail.

Segue o primeiro:

Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.

Para adquirir conhecimento, é preciso estudar,
mas para alcançar sabedoria é preciso observar.

Dizem que existem quatro espécies de homem:
- quem não sabe e não sabe que nada sabe - tolo
- quem não sabe e sabe que não sabe - simples
- quem sabe, e não sabe que sabe - dormindo
- quem sabe e sabe que sabe - este é o sábio.
- é possível melhorar a aparência: basta sorrir.

- tem muito mais tempo aquele que não o perde.

- ler um bom livro, é como um jardim de bolso.

- qualquer pessoa cheia de si, é sempre vazia.

Adeus drogas. Há Deus.

* não tenho nenhum medo de morrer.
Tenho medo de perder a honra.*
.Jose Alencar. 

- Deus tem um endereco: Ele é o Único Caminho.

Os sinais da Sua vinda, já se mostram cada vez.

- Tá chegando a hora - Jesus tá vindo - Maranata.

Ganhar almas é sabedoria pura.

Todos os cultos, salvemos alguns, do fogo.
                              
Graça e Paz, pastor 

Um comentário:

Silvia Assumpção disse...

O som da sua voz ainda ecoa nos meus ouvidos.
Conheci o Paulo, qd ele era simplesmente o Paulo Faria. E, com o seu nome dizia tudo: Paulo Faria ( e fez!) diferença no mundo.
No fim dos anos 70, indicado por uma amiga, ele chegou à minha igreja na época, com idéias revolucionárias, avançadas uns 20 ou 30 anos! Seu jeito aparentemente irreverente, estava longe de mostrar a essencia de alguém que de muito boa vontade gastou e se deixou gastar pelas almas.
Através da música, mudou a vida de um grupo de jovens daquela comunidade e foi além, ao longo dos anos, não se deixando amarrar pelas convenções e assim seguiu falando de Jesus numa linguagem que alcançava aqueles que não atravessavam os portais das igrejas.
E mesmo rejeitado por muitas delas, era prá lá que encaminhava aqueles que, através das suas mensagens, se entregavam a Jesus. E lá ia ele, segundo em frente.
Amigo pessoal, querido, muito amado...
Agora ele está onde sempre disse que estaria. Tinha certeza de que era pela Graça chegaria aos céus e dizia com seu humor: vão dizer: você aqui??? e seguia-se a gargalhada inesquecível!

Saudades do meu amigo. Nos veremos Lá!