quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Observe as regras



“... Nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.” 2 Timóteo 2.5 (NVI)

Para tudo nesta vida há regras!

Um tempo atrás, em um evangelismo com moradores de rua em Copacabana, conversava com um morador de rua chamado Augustus. Ele era um homem bem inteligente e culto, mas estava acostumado a uma vida “desregrada” nas ruas. Era triste ver sua condição deprimente.

Augustus fora um servo de Jesus, casado, um excelente profissional e profundo conhecedor da Palavra, mas, por causa dos vícios, deixou tudo isto para trás.


Um dia conversei com ele seriamente sobre a decisão de sair da rua. Sua desculpa foi que ainda não estava preparado para ir à casa de recuperação por causa das regras por ela impostas. E eu lhe disse: Augustus, não se engane. Até para os que vivem nas ruas há regras!

Ele tomou um susto com a resposta, mas teve de concordar.

Não tem jeito. Aonde formos teremos regras a seguir.

No texto em questão, Paulo fala de um atleta que será coroado somente se competir de acordo com as regras estabelecidas. Conhecemos alguns casos tristes de atletas que perderam seus prêmios porque foi descoberto que não competiram legitimamente. Usaram de subterfúgios ilegais para vencer a competição.

Quando a ilegalidade é descoberta, além da vergonha pública, há a perda do prêmio.

Como cristãos temos regras claras descritas na Bíblia. Estas não podem ser negociadas. Há outras regras de condutas que não nos foram expostas claramente na Palavra, mas sabemos também que estão fora dos padrões morais que Deus tem para nós.

Você precisa ter o padrão de Jesus. Precisa competir de acordo com as regras para vencer. Não faça o mais fácil. Faça o certo que está escrito na Palavra de Deus, nosso verdadeiro manual de ética. Deus abençoe você e tenha dias vitoriosos.


Depois de mais de um ano de insistência conseguimos enviar o Augustus a uma casa de recuperação em Minas Gerais. Foi uma luta tremenda. Havia mais de 8 meses que ele não tomava banho. Eu e Pr Davi Reiche o pusemos debaixo de um chuveiro adaptado e enquanto tomava banho caiu endemoninhado. Oramos, expulsamos os demônios, vestimos roupas limpas nele... Augustus teve de ser carregado até o táxi e o conduzimos à rodoviária Novo Rio. Chegamos na hora da partida do ônibus, que, pela misericórdia de Deus, esperou o seu embarque. Conclusão: Agustus chegou a seu destino. Ficou muito bem durante algum tempo, mas fugiu da casa de recuperação, voltou às ruas do Rio. Encontramo-nos com ele algumas vezes e em dezembro passado recebemos a triste notícia que Augustus falecera na rua. Obedecer é melhor do que sacrificar.

2 comentários:

Create | Conceito & Design disse...

Nossa que experiência! Adorei o texto.

Prof. Pedro Henrique Medeiros - Historiador disse...

Excelente texto Pr. Josué, realmente, se não seguirmos as regras ditadas por Deus, não conseguiremos chegar ao nosso destino que é o Céu.
Lembro-me do filme o peregrino, naquela cena em que um homem que não era o Cristão, mas pretendia chegar à Cidade Celestial, procurou seguir atalhos, mas no final ele não consegue entrar na Cidade Celestial, já o Cristão passou por muitas dificuldades, mas seguiu as orientações do Evangelista, e no fim chegou ao Céu. Deus nos orienta através da sua Palavra o modo certo de se chegar ao Céu, basta seguirmos essas orientações.
Que Deus continue te abençoando cada dia mais, pois você tem cumprido o seu ministério com excelência.
A Paz do Senhor!