terça-feira, 19 de junho de 2012

Cuidado! Sodoma não é o seu lugar!

"Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: 'Depressa! leve daqui sua mulher e suas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada'. Tendo ele (Ló) hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles" (Gênesis 19.15,16).

Faz muito tempo que não escrevo uma palavra para devocional. Hoje separei um tempo para dedicar-me a isto e enquanto olhava as atualizações do meu Facebook li e compartilhei uma frase de autor desconhecido a qual falava sobre escolhas e passado. Ao analisá-la, imediatamente lembrei-me de Ló.

Ló vivia em Sodoma, juntamente com a mulher suas duas filhas. Sodoma era uma cidade terrível, onde o pecado era praticado com muita naturalidade. A prática homossexual predominava naquele lugar e isto aborrecia tanto a Deus que decidiu destruir a cidade.

Por ser Ló um homem justo e temente ao Senhor, Deus enviou dois anjos a ele para poupá-lo, juntamente com sua família, da destruição vindoura.

Os homens daquele lugar eram tão promíscuos e maldosos que ao virem os dois anjos entrarem na casa de Ló, arderam-se de paixões e desejos por eles e aglomeraram-se à porta da casa de Ló gritando para que liberassem os 'homens' para que tivessem relações com eles. Imagine só a cena!

O papel desses anjos mensageiros era destruir a cidade, mas, antes, preservar a vida da família de Ló. O que me impressiona bastante foi o que aconteceu a seguir. Ló não queria sair de Sodoma. Ele só saiu porque os anjos o agarraram juntamente com sua família e os tiraram dali à força.

Fiquei pensando: Por que Ló teve de ser tirado à força de um lugar tão terrível como Sodoma? Por que ele simplesmente não decidiu sair com alegria de Sodoma?

A questão é que Ló já estava acostumado e familiarizado com aquele lugar. Talvez o pecado não lhe causasse espanto. Se tiver oportunidade, leia todo o relato desta história. Para aplacar a fúria dos homens da cidade, Ló decidiu, sem titubear, oferecer suas duas filhas virgens para que pudessem ter relações sexuais com elas. Que loucura!! Certamente os homens fariam atrocidades com elas e as matariam. Agora me responda: Que pai em sã consciência faria isto? Qualquer pai (normal) de família certamente iria à luta em defesa dos seus. A única explicação para um ato insano como este é que o pecado já não era visto por Ló como algo tão repulsivo e como Deus conhecia o coração de Ló, decidiu tirá-lo de Sodoma, antes que fosse tarde demais.

Sabe o que mais me assusta? Somos como Ló. O pecado vai chegando em nossa casa/vida sorrateiramente. Primeiro ele bate em nosso portão, atendemos e, no primeiro momento, rejeitamos. Com o passar do tempo ele torna a bater. Sua conversa parece agradável e lhe damos atenção. Depois disto, permitimos que entre em nosso quintal e quando menos percebermos, ele está em nossa sala de estar, no nosso banheiro, na cozinha, dormindo ao nosso lado. A Bíblia diz que o diabo é um lobo que usa um disfarce de ovelha. O pecado não vai se apresentar a você como algo danoso. Pensar assim é subestimar o diabo. O diabo não é tão bobo assim. Ele vai apresentar a você a melhor bandeja. Vai lhe oferecer coisas que façam seus olhos vibrarem e sua boca salivar. Lembra-se de sua estratégia com o primeiro casal no Éden? Pois é, ele continua a agir da mesma maneira.

Ló teve de ser arrancado de Sodoma para não morrer.

Você precisa ser arrancado da vida errante que tem levado para que sobreviva. Não se engane... você não pode romper vagarosamente com o pecado... tem de ser um rompimento radical, caso contrário, ficará preso ao engano de satanás e porá sua vida em risco para sempre.

Deixe-se ser tirado à força de Sodoma... ela será destruída.

Nenhum comentário: