quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um pouco mais da minha história


Por pura misericórdia do Senhor, a Igreja Cristã Antioquia em Guadalupe tem recebido enormes bênçãos desde o nascedouro.

Desde o ventre de minha mãe fui consagrado para o Senhor e, desde criança minha vida foi dentro da igreja. Cresci conhecedor da importância da Escola Bíblica e tornei-me, desde a tenra idade, um dos alunos mais aplicados. Meus pais exerciam cargos de liderança na igreja até que, finalmente meu pai chegou a tornar-se pastor. 

Nunca fui perfeito. Vivi momentos angustiantes, conflitos esmagadores, desejos de estar no mundo, houve até um período em que fiquei em cima do muro, mas, sempre tive muito prazer em realizar as atividades na igreja e tudo o que fazia era sempre com muita intensidade. Com o passar dos anos fui adquirindo grandes responsabilidades na Casa de Deus e isto gerava um sentimento ruim nas pessoas que estavam ao meu lado. Não quero falar sobre isto, até porque já passou e não tenho mágoas, mas, por conta das competições tolas, das falsas acusações, das perseguições e das humilhações, perdi a alegria de estar naquela Casa de adoração.

Em 2005 entrei no Seminário Teológico, conheci um grande amigo, Davi (hoje, pastor da Antioquia em Copa), o qual me apresentou ao Pr Eugênio em um culto ao ar livre no Largo da Carioca. Tornei-me presença confirmadíssima nesses cultos no Centro do Rio e toda sexta-feira pedia liberação no meu trabalho às 15h para estar com meus irmãos. Eu esperava a semana toda pela sexta. Nunca antes havia tido a oportunidade de ministrar a Palavra e sempre pensei que não havia nascido para isto. Mas desde a primeira vez que o Pr Eugênio deu-me oportunidade de ministrar uma Palavra no segundo culto ao ar livre em que participei, nunca mais parei. Mesmo quando não queria, o Pastor me dava a oportunidade. Isto levava-me a preparar-me no que diria.

Num determinado feriado eu e Mauri (hoje, pastor auxiliar em Guadalupe), juntamente com sua esposa e suas filhas, fomos conhecer a Antioquia. Que culto maravilhoso!!!!!!! Apaixonei-me pela Antioquia e Deus disse que lá seria o meu lugar de adoração.

Quando saí da Assembleia de Deus, igreja da qual fui membro desde o dia em que nasci, Deus me levou a uma igreja tão cheia do Espírito, tão abençoada, tão vibrante e apaixonante que não vi esforços para estar em todos os cultos em Copacabana. Sempre amei a Antioquia em Copacabana desde o primeiro dia em que pus os pés lá. Deus falou comigo ali como nunca antes havia falado em lugar algum. Senti-me numa parte do céu. Como chorei de emoção... como senti a presença de Deus naquela igreja tão pequena, porém tão abençoada. Abri mão da minha vida ministerial na Assembleia de Deus para ser uma ovelha em um lugar tão distante chamado Copacabana, o coração do Rio.

Mas Deus tinha mais para mim e para a Antioquia. Pr Davi queria abrir uma Antioquia em outro lugar... jamais cogitamos a possibilidade de ser Guadalupe, até que Deus assim o fez. Ele disse ao meu coração: "Vou exaltá-lo no lugar de sua vergonha". Como chorei. Não precisava de nada disso, mas Ele quis fazer. Começamos a sonhar com a igreja em Guadalupe.

Lembro-me como hoje o dia em que inauguramos esta igreja no terraço de minha casa. Isto já faz 5 anos e minha memória ainda revive os primeiros momentos com a mesma vibração. Todos os que me conheciam diziam que era loucura, que não daria certo, que Guadalupe não precisava de mais uma igreja, que a Antioquia estava fadada ao fracasso e tantas outras palavras maldizentes e incrédulas.

O tempo foi passando e mais pessoas foram-se chegando a nós. Uns surgiram de maneira tímida, receosos em entrar numa canoa furada. Mas o certo é que dez meses após o início, recebemos de Deus a bênção de poder alugar o salão onde estamos estabelecidos até o momento. O lugar, apesar de pequeno, parecia enorme para as poucas ovelhas da Antioquia, menos de dez.

Na ocasião eu trabalhava secularmente e usei minhas férias de 1 semana para realizar a obra no salão da Rua General Salgado dos Santos. Foram dias maravilhosos. Quanta alegria em nossos corações, pois aquele seria a realização de um sonho. Lembro-me que o (hoje) Pr Davi passou seu aniversário trabalhando e compramos um bolinho surpresa pra ele, dia 25 de julho de 2007. Contamos com a preparada equipe da Antioquia do Vidigal com o apoio na reforma e no dia 28 de julho de 2007 a Igreja Cristã Antioquia em Guadalupe deixou de ser um sonho para se tornar realidade. Poucos minutos antes de o culto iniciar ainda estávamos pintando o chão. Eu e Pr Davi completamente cheios de tinta grudada pelo corpo. Saímos correndo para nos arrumar e voltamos ainda cheios de tinta, mas transbordando de muita alegria.

Que noite abençoada! Um mover sobrenatural do Espírito Santo. E, naquela mesma noite, mais alguns irmãos foram acrescentados ao rebanho.

E o tempo foi passando, e o Senhor foi nos dando graça. Muitas lutas, muitas dificuldades, muito sofrimento.

No meio de toda essa situação, Deus me chamou para o ministério pastoral. Pediu a mim para abrir mão da minha vida profissional, dos meus sonhos pessoais, dos meus planos para o futuro para poder viver o que Ele tinha para mim. Confesso que este foi o momento mais difícil de minha vida. Não estava preparado para isto. Não queria ser pastor. Não queria abrir mão de mim mesmo. Mas não pude dizer não a quem havia feito tudo por mim. Deus colocou um amor muito grande no meu coração pelo ministério pastoral e se eu não aceitasse, certamente não seria plenamente feliz.

Então, no dia 09 de agosto de 2009 fui ordenado ao ministério pastoral. A partir desse momento, mais sofrimento, mais afronta... pastor jovem? pastor solteiro? muitas pessoas se opuseram àquilo que Deus estava fazendo. Chorei muito, mas era um plano de Deus.

O tempo foi passando e Deus foi me dando graça para suportar as pedradas... foi-me dando sabedoria e mais amor pelas vidas.

Nessa época já deveríamos ter quase trinta membros. Já era um crescimento absurdo, pois iniciamos com apenas algumas pessoas.

No ano seguinte, em abril de 2010, recebemos de Deus um enorme presente: nosso terreno de quase mil metros quadrados. Este foi ganhado de maneira sobrenatural porque uma palavra de fé foi liberada e um coração sensível ouviu a voz do Espírito. O vigor da igreja mudou. Passamos a ser vistos com outros olhos. Ganhamos um pouco mais de notoriedade e respeito. 

E passou mais um tempo até que Deus levou até mim um grande presente, minha futura esposa, Josi. Aquela que já é minha ajudadora. E, depois de ela entrar na minha vida, as coisas melhoraram ainda mais.

E a igreja foi crescendo... Deus foi me dando líderes idôneos, verdadeiros ajudadores. Amigos que posso contar em todos os momentos.

Para encurtar a história, no início deste ano, foi profetizado pelo Pr Mardiel Santana que 2012 seria o ano da Antioquia. Este ano já é especial para a denominação, pois é o ano de nosso Jubileu de Prata. A Antioquia completa 25 anos de comprometimento com a Palavra de Deus. Como se não bastasse isto, o Senhor tem acrescentado muitas outras pessoas à família Antioquia.

Mês passado pudemos iniciar a obra nos fundos do nosso terreno para realizarmos cultos no prédio que ali existe. Não tem sido fácil, pois ainda não possuímos recursos para esta finalidade, mas Deus tem usado os irmãos e até mesmo pessoas de fora (como sempre o faz) para nos ajudar.

E o melhor é que a igreja tem estado muito vibrante e feliz. Nos domingos já não há mais cadeiras para as pessoas sentarem. Os cultos têm sido lotados e sempre há visitantes. De um tempo para cá, todo domingo pessoas aceitam Jesus. Hoje somos quase 100 pessoas como membros da Antioquia e tudo isto é para glória de Jesus. A maioria desses pessoas foram marcadas com histórias de dores e sofrimentos e o Senhor tem usado a Antioquia para amar cada uma dessas pessoas. Por isto temos conquistado cada vez mais vidas. E este é o maior patrimônio que temos, as vidas.

Orem por nós... Sei que estamos no começo de grandes bênçãos. Daqui a pouco não caberemos mais onde estamos e precisaremos construir nosso templo. Orem para que Deus envie recursos abundantes. No momento estamos com um grande desafio para terminar a obra iniciada em nosso terreno. Para o término da reforma do pequeno prédio na parte traseira precisamos de uma quantia aproximada de 5 mil reais. E para a reforma da estrutura da parte traseira (local maior de onde estamos) precisaremos de aproximadamente 30 mil reais.

Não tenho dúvidas de que Deus nos dará esses recursos e muito mais. Por isto conto com sua oração.

Conheça um pouco mais da nossa história:








Nenhum comentário: