quinta-feira, 21 de abril de 2011

Enquanto a maioria festeja o feriado...



Toda terça, após nossa reunião de oração, saímos em Copacabana, Rio, para distribuir sopa aos moradores de rua e oferecer-lhes um lugar para que possam se recuperar.


Não tenho enviado os testemunhos porque muitas pessoas não se interessam e até reclamam quando surge um e-mail sobre isto em suas caixas eletrônicas. Para não ser inconveniente a alguns foi que resolvi postar no meu blog. Aqui, lê quem quer, não é mesmo?


Na última terça-feira, 19/04/11, apesar de termos distribuído cerca de 50 sopas, duas pessoas chamaram minha atenção e suas vidas me fizeram chorar. Duas crianças de 12 anos de idade. Dois meninos espertos, bonitos e completamente sem propósito de vida.


Quando os chamamos para tomar a sopa, que é deliciosa, vieram correndo. Um deles, Leo (nome fictício), morava com a mãe no morro do Urubu (Pilares) e o outro, Carlos (fictício) na favela do Jacaré. 


Suas vidas foram unidas na rua. Leo, apesar de ser uma criança alegre e doce, é viciado em cigarro e rouba as pessoas na rua. Ele saiu de casa porque quis visitar um primo na cadeia. Esse primo é seu exemplo e está na rua à espera de sua saída para que possam matar as saudades.


Carlos saiu de casa para passar o dia cheirando tinner longe da recriminação da mãe. Ele também comete pequenos roubos em Copacabana. Carlos é mais sério e de poucas palavras, mas compartilhou essas coisas comigo.


São duas crianças com visões totalmente distorcidas do que seja lar, rua, família, amor, vida, futuro, ou seja, caminham completamente na escuridão.


Esses meninos amam a rua. É algo que não dá para explicar. Mesmo se houvesse uma oportunidade para tirá-los da rua, não quereriam. A rua traz ilusões de liberdade... a impressão que eles têm é que podem fazer o que quiserem, a hora que quiserem e não há ninguém para recriminá-los. Ninguém para discipulá-los e orientá-los a seguir um caminho mais excelente.


Esses dois mexeram comigo, principalmente porque me senti impotente diante das situações. O que me resta a fazer é orar. Somente a intervenção de Deus para mudar este quadro. Já é difícil achar um lugar para abrigar e recuperar os adultos. Quando se trata de crianças é quase impossível. Nossas autoridades fazem de tudo para dificultar. Parece que preferem ver esses meninos jogados, entregues a si mesmos e a oportunistas cuja intenção é apenas usar e destruir ainda mais essas crianças e transformá-las em monstros para a sociedade. Deus, orienta-nos!


Antes de iniciar esta publicação, recebi aqui na igreja de Copa um rapaz chamado Thiago. Conheço o Thiago há bastante tempo e tenho um carinho especial por esse jovem. Ele tem 23 anos de idade e vive nas ruas há muitos anos. Sua esposa, que é sueca e tem um filho com ele, não suportou mais viver a seu lado porque é uma pessoa boa somente quando não está usando drogas ou na ânsia de fazê-lo. Já o havia enviado duas vezes a casas de recuperação diferentes, mas não ficou em nenhuma, devido às precariedades encontradas nos locais.


Hoje a história foi diferente. Ele chegou aqui às lágrimas. Está no fundo do poço e me pediu ajuda. Chorando  me disse que só Jesus poderia ajudá-lo. "Estou sendo dominado pelo demônio, pastor. Faço coisas que jamais imaginei que seria capaz... não sei porque uso drogas, elas não me trazem prazer. Todas as vezes que fumo crack sinto dores terríveis e só consigo ficar deitado na rua, sofrendo. Mesmo assim não consigo parar... estou cometendo muitas loucuras, você não faz ideia. Semana passada tentei vir aqui na igreja, mas roubei uma pessoa e depois fui influenciado por 'amigos' a buscar droga na favela... não aguento mais, por favor me ajude!", confessou com muita comoção. Diante de mim pediu a Jesus mais uma chance. E eu disse que Jesus é rico em perdoar e a Sua misericórdia é a causa de estarmos vivos, porque ela se renova a cada manhã.


Ele havia passado a noite em claro, chorando e clamando a Deus para que hoje, no feriado, eu estivesse aqui na igreja para recebê-lo. Deus ouviu suas orações. Prontifiquei-me a ajudá-lo e o encaminhei a uma casa de recuperação em Coelho Neto. Disse-lhe da simplicidade e da precariedade do lugar, mas é o local que temos trabalhado no momento, já que não temos um lugar próprio para esta finalidade.




Sua situação é tão crítica e seu desespero tão verdadeiro que, desta vez, não importou-se com isto. Foi para a recuperação e creio que desta vez será diferente e enfrentará o processo. O Thiago está usando muita droga. O crack já tomou conta dele. Era um rapaz forte e bonito, mas agora só restam pele e osso. Este rapaz é muito conhecido em Copa por um apelido. Ele é 'o bicho', segundo suas próprias palavras. O pior: Outrora fora servo de Jesus.


Ore por ele. Jesus o ama e morreu por pessoas como o Thiago, mas não pode interferir no querer. Nunca o havia visto como desta vez. Estou em oração para que em breve eu veja um novo Thiago. O meu coração sangra com essas histórias! Não há como controlar a emoção. Isto sim é Páscoa! Isto toca o coração de Jesus. Ver estas vidas alcançadas e salvas traz muita alegria ao coração do meu amado Jesus. Por isto estou à Sua disposição. Trabalhar neste feriado valeu muito a pena. Obrigado Jesus por este privilégio.




Aproveito para compartilhar esta belíssima declaração de amor, em forma de canção, do Davi Sacer: http://www.youtube.com/watch?v=EgofqGtwYrk


Deus abençoe você e pense nisto neste feriado e nos demais dias de sua vida. Faça isto pelo Senhor.


Conheça melhor nosso trabalho:


http://josuepraca.blogspot.com/2011/01/moradores-de-rua-quem-se-importa.html

http://www.youtube.com/watch?v=Cja3OejyG3Q


http://www.youtube.com/watch?v=KFx5tF9Eq54

8 comentários:

Denise Courbet disse...

Pr. Josué,

Impressionante como o ministério de evangelização através de uma sopa para saciar a fome e servir de alento aos desamparados da rua, é estratégico para aproveitar esse momento e falar do amor de Jesus a pessoas que geralmente passam despercebidas por todos.
Que Deus abençoe a toda equipe de evangelismo e que muitos alcancem a salvação. Que Deus retribua o amor que têm dado ficando até altas horas atendendo aos moradores de rua.

Manoel Pessanha disse...

Pr. Josué,
Li o texto, e fazendo uma reflexão sobre o encontro de dois meninos que hoje estão morando nas ruas tanto quanto tantos neste País. O abandono pelas famílias e pior pela sociedade que colocam a margem do vazio. A sopa é importante para alimentar o corpo físico, mais a palavra de Deus alimenta suas almas e com certeza será um alento para dias melhores.
Aqui em Manaus não é diferente, encontramos nossas crianças e jovens pelas ruas ao relento do que si pode chamar de vida. Muito bom saber que temos pessoas como você entre tantos que estão compartilhando seu tempo para fazer um trabalho tão significativo para as pessoas necessitadas e através desse trabalho evangelizar .
Forte abraço!
Manoel Pessanha
Manaus - AM

Tudo se fez novo - Raquel Pinheiro disse...

Oi, Prof querido!
Pôxa, que história! Só a misericórdia de Deus! Conheço uma casa de Recuperação pela fé, em Magé. um abraco e saudades...raquel

paulo Vinicius disse...

Louvo a Deus por sua vida e seu ministerio. Somos chamados ao "IDE" todos os dias. Que Deus nos ajude a cumprir a sua palavra com intrepidez. Que Deus te abencoe, pastor. Graca e Paz !

Fabi disse...

Não tenho como não agradecer a Deus por sua vida. Amigo e Pastor abençoadíssimo... Fico muito grata por fazer parte do seu rol de amigos e sempre ovelha.

Nádia Brandão disse...

Pr. Josué,
É verdade... já participei de entrega de sopão através da PIB de Inhaúma e como me impressionava, algumas pessoas tinham vontade de sair dessa vida, que aliás acho que ninguém é morador de rua ou usa drogas por vontade própria, porque quer, e sim por não conhecer o AMOR de Jesus e não buscar a palavra.
Louvo à Deus e glorifico o santo nome do Senhor Jesus Cristo por existir pessoas como o senhor. Que as bençãos de Deus seja derramada em sua vida e de sua família.

Ana Lucia disse...

Querido pastor como é bom tê-lo como amigo!
Lendo seus emails sobre moradores de rua,me transporto a situação como se estivesse vivenciando-a.
Verdadeiramente isso sim é amar ao próximo como a ti mesmo!
Isso é que nos faz humanos,e que dá sentido a vida!
E tem tanta gente fútil olhando só para o seu umbigo!
Conte com minhas orações e com minha amizade!
Shalom em toda sua plenitude!
Ana Lucia M. Domingues

Ana Lucia disse...

PEQUENOS GESTOS

È curioso observar como a vida nos oferece resposta aos mais variados
questionamentos do cotidiano... Vejamos:
A mais longa caminhada só é possível passo a passo...
O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra...
Os milênios se sucedem,segundo a segundo...
As mais violentas cachoeiras se
formam de pequenas fontes...
A imponência do pinheiro e a beleza do ipê começaram
ambas na simplicidade das sementes...

Não fosse a gota,não haveria chuvas...
O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos
E a mais bela construção não se teria efetuado
senão a partir do primeiro tijolo...

As imensas dunas se compõem de minúsculos
grãos de areia...
Como já refere o adágio popular,nos menores
frascos se guardam as melhores fragrâncias...

È quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida à
“Ave Maria” de Bach e à “Aleluia” de Hendel...

O brilhantismo de Einstein e a ternura de Madre Tereza de Calcutá tiveram que
estagiar no período fetal e nem mesmo Jesus,expressão maior de Amor,
dispensou a fragilidade do berço...

Assim também o mundo de paz,de harmonia e de amor com que tanto
sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão,
solidariedade,respeito,ternura,fraternidade,benevolência,
indulgência e perdão,dia a dia...

Ninguém pode mudar o mundo,mas podemos mudar uma pequena parcela
dele: esta parcela que chamamos de “Eu”.
Não é fácil nem rápido...
Mas vale a pena tentar!