sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rio de Janeiro em Luto

O Brasil está assustado com o último acontecimento terrorista ocorrido em Realengo, subúrbio do Rio, onde um rapaz de 23 anos de idade cometeu assassinato de 12 adolescentes, entre 12 e 14 anos de idade, e em seguida um suicídio.


O que levou o jovem Wellington Menezes de Oliveira a cometer um ato criminoso como este?



Em sua página no orkut, Wellington escreveu assim: "Só Deus pode me julgar". Investigadores do perfil de Wellington descobriram um recado deixado sete dias antes do ocorrido em uma comunidade do orkut que em breve faria uma chacina como nos EUA na escola onde foi "bulinado".



A polícia ainda está em fase de investigação, mas há algumas suposições por causa de depoimentos extraídos de pessoas próximas ao rapaz.Segundo a família, o rapaz demonstrava apresentar alguns problemas psicológicos, o que o levava sempre a preferir o isolamento e sentir-se preterido e discriminado por constantes bullyings sofridos.


O bairro de Realengo é bastante próximo a Guadalupe, onde atuamos como igreja de Jesus, e fiquei muito pensativo sobre esta situação. Hoje eu poderia estar realizando um culto fúnebre no sepultamento de um de nossos jovens. Graças a Deus não aconteceu aqui, mas o que impediria? Eu respondo: NADA!


Ações como esta estavam muito distantes de nós, mas agora pensamos que pode acontecer com qualquer um de nós. Poderia ser com nossos filhos e por isso nos identificamos ainda mais com essas famílias e com muito pesar unimos nosso choro e nossa oração nesse momento de grande dor.


Mais uma vez o assunto "Bullyng" entra em destaque no nosso país. O que podemos fazer diante de situações como estas?


Preocupado com esse tipo de comportamento é que mais uma vez quero levar o filme "Para Salvar uma Vida" ao cinema PontoCine em Guadalupe. Este filme é para o público adolescente e fala justamente de um rapaz que cometeu suicídio no pátio de seu colégio, por ter sofrido o desprezo de seus colegas de escola. É um filme muito emocionante e que nos faz pensar bastante sobre nosso comportamento com o próximo.


Em dezembro passado exibimos gratuitamente três sessões do filme no Cinema em Guadalupe. Algumas pessoas financiaram graciosamente essas sessões para que pudéssemos alcançar um grande número de jovens. Foi um grande sucesso e você pode conferir no link: http://josuepraca.blogspot.com/2010/12/antioquia-no-pontocine-guadalupe-para_21.html


Por causa do excelente resultado obtido e porque percebemos que essa história ainda poderá ajudar salvar mais vidas é que tomei a liberdade de vir mais uma vez pedir ajuda para este projeto. O aluguel da sala é de R$ 500,00 por sessão e por sermos uma igreja pequena e de poucos recursos, não conseguiremos financiar sozinhos.


Esta é uma forma bastante eficaz de se transmitir a Palavra e ajudar vidas que estejam passando por essas situações extremas, antes que tomem decisões terríveis como a desse jovem inconsequente.


Você pode nos ajudar a salvar uma vida. Se tem interesse, por favor entre em contato comigo por e-mail: pr.josuepraca@gmail.com.


Deus conta com você para salvar uma vida!


"Ide, porém, e aprendei o que significa:  Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." Mateus 9.13

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito importante essa iniciativa de transmitir Jesus aos adolescentes.

Se eles passarem por qualquer discriminação no Colégio, com Jesus saberão que eles são vitoriosos e que Jesus os ama como são.

Agradecida, Denise Courbet.

Anônimo disse...

Nessa hora, sinceramente eu me questiono, por que isto acontece??? Por que Deus permite isso, desculpe-me mas como um ser humano, falho de natureza, fico pensando por que essas tragédias acontecem? Pensando no perdão divino do Senhor, será que um pai, ou mãe dessas crianças conseguem perdoar este rapaz?? É mt dificil ver essas fatalidaDes e não questionar nossa fé!Pastor q tem anos dizer sobre?
obrigada

Renatinha Pio disse...

Acho que a resposta ao comentário Anônimo já está no próprio contexto das perguntas. Primeiro: pq o homem não busca o Senhor como deveria, senão saberia q Ele às vezes permite tragédias justamente para trazer o povo a se render a Ele novamente. [Jó 2:10 "(...) receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?"]. Segundo: Novamente pq não buscam o Senhor como deveria, do contrário não seriam enganados pelo inimigo para cometer tamanhas atrocidades. Este jovem, pela carta q deixou, estava sendo enganado quanto ao sentido verdadeiro do nosso Deus,e que só Ele pode tirar a vida [1 Samuel 2:6 " O Senhor é o que tira a vida e a dá(...)"]. No lugar de questionar o porquê disso ou daquilo, a minha oração é que o Senhor tenha misericórdia dos que se deixam enganar e os que enganam em falsas doutrinas para que mais nenhuma vida se perca ; e que estas famílias, em sua dor, possam encontrar conforto no Senhor e saber que Ele verdadeiramente é Deus. Precisamos aceitar seja qual for a forma q Ele escolha tirar a vida daqueles que amamos. Os 4:6 "O meu povo é destruído pq lhe falta o conhecimento" Leiamos a Bíblia sem nos esquecer de pedir revelação do Espírito Santo. "Informação muda o pensamento, revelação traz mudança de vida" by Pr Renne Fisher. Graça e Paz.

Unknown disse...

Muito boa essa ideia. Já vi o filme e gostei muito. Na Bola de Neve nós fazemos células em algumas escolas e faculdades aqui do Rio. Veja o link:
http://www.youtube.com/watch?v=TgUxfGmNQmo
Precisamos mesmo levar o Evangelho a todos.
abço.